Peru decreta estado de emergência devido a onda de assassinatos

Desde janeiro, foram notificados mais de 400 assassinatos, de acordo com os meios de comunicação locais.

O governo do Peru decretou estado de emergência na capital, Lima, e na província em volta, enviando soldados para as ruas, após uma onda de assassinatos supostamente ligada a tentativas de extorsão.

A medida foi adotada no final desse domingo (16), após a execução a tiros de um cantor local, Paul Flores, por homens que atacaram o veículo em que ele viajava com membros da sua banda, quando saíam de um concerto nos arredores de Lima.

Os músicos foram ameaçados por um grupo do crime organizado que queria extorquir dinheiro, disseram os representantes da banda.

“Foi determinado que o estado de emergência seja declarado em toda a província de Lima e na província constitucional de Callao”, disse o primeiro-ministro peruano.

Em mensagem publicada na rede social X, Gustavo Adrianzén afirmou que serão mobilizadas tropas “em apoio à Polícia Nacional”, embora não tenha especificado quantos soldados nem durante quanto tempo.

Adrianzén disse ainda que tomou a medida após reunião com a presidente Dina Boluarte, que decidiu antecipar em dez dias, para esta terça-feira (18), uma reunião do Conselho Nacional de Segurança dos Cidadãos.

O primeiro-ministro informou que as autoridades peruanas também planejam “uma reforma abrangente do sistema prisional”.

Adrianzén manifestou “profundas condolências” aos familiares de Paul Flores e pediu a união dos peruanos.

“Na luta contra o crime organizado, todos os peruanos devem manter-se unidos, ultrapassando todas as nossas diferenças de qualquer tipo”, afirmou.

Embora a extorsão seja um problema em toda a América Latina, atingiu proporções alarmantes no Peru, fenômeno atribuído em parte a grupos criminosos como o venezuelano Tren de Aragua, que opera em vários países da América Latina.

Desde janeiro, foram notificados mais de 400 assassinatos, de acordo com os meios de comunicação locais.

Em 2024, o Peru declarou estado de emergência em partes da capital e mobilizou o Exército em resposta a uma série de assassinatos de motoristas de ônibus, atribuídos também as tentativas de extorsão.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Trump já havia dito anteriormente que adotará tarifas recíprocas a amigos e inimigos dos EUA no início de abril.
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de 1º de abril.
A acreana, que está no evento representando uma marca, expressou sua alegria e gratidão pela oportunidade.
Há uma média probabilidade de chuvas intensas ao longo do dia.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela obra, informou que está atuando na recuperação da cabeceira da ponte para corrigir a falha.
Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, três bairros foram diretamente afetados pelas cheias, e oito famílias já foram encaminhadas para o abrigo na Escola José Augusto de Araújo.
A solenidade foi presidida pelo prefeito em exercício, Cléber Kaxinawá, e teve a participação de secretários municipais, vereadores e representantes de diversas instituições.
O adiamento foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e ocorreu devido a problemas técnicos e instabilidade no sistema de inscrições.
Não existem mais publicações para exibir.