Com mais de mil ultrassonografias realizadas por mês no Juruá, município não consegue atender à alta demanda

Com uma média mensal de mais de mil ultrassonografias realizadas, ficou a cargo do município de Cruzeiro do Sul oferecer os serviços de ultrassonografia. Apesar dos esforços da equipe de

Com uma média mensal de mais de mil ultrassonografias realizadas, ficou a cargo do município de Cruzeiro do Sul oferecer os serviços de ultrassonografia. Apesar dos esforços da equipe de saúde municipal, ainda há uma demanda reprimida que não está sendo totalmente atendida.

Desde o início da atual gestão, foram inicialmente disponibilizados dois médicos para realizar as ultrassonografias. No entanto, com o aumento significativo na procura pelos exames, mais três profissionais foram incorporados à equipe. Atualmente, um total de cinco médicos trabalha para atender a essa demanda crescente, que chega a ultrapassar as mil consultas mensais.

Lindomar Ferreira, diretor de atenção à saúde, enfatiza que, embora o exame seja solicitado em todas as 25 unidades básicas de saúde do município, a quantidade de solicitações supera em muito a capacidade de atendimento. “Hoje nós temos uma demanda reprimida e não estamos conseguindo atender a toda essa demanda, e isso é uma realidade”, explicou. Além disso, o estado não oferece mais o serviço de ultrassonografia na região do Juruá, tornando o município de Cruzeiro do Sul responsável por atender toda a regional.

Para lidar com esse cenário, além de aumentar o número de profissionais capacitados para realizar os exames, o município adotou medidas para regular a demanda através do Sistema de Regulação (SISREG). “Estamos preocupados com toda essa demanda, além de aumentar o quadro de profissionais ultrassonografistas, nós regulamos o SISREG, então hoje temos uma demanda regulada e foi passado tudo isso para a equipe do Estado. Então o estado está ciente da quantidade de ultrassonografias que temos reprimidas para nos apoiar enquanto município”, afirmou o diretor.

Por jurua Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Essa imersão prolongada levanta preocupações sobre os impactos na saúde mental, especialmente entre jovens.
A ação, que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), tem como objetivo levar conectividade de qualidade às escolas públicas, promovendo inclusão digital
A culminância do projeto no sábado reforçou o engajamento da escola em trazer discussões importantes para o ambiente educacional.
A palestra abordou informações sobre o câncer de próstata, reforçando a necessidade de diagnósticos precoces e promovendo um debate aberto sobre a saúde do homem.
O caso ocorreu neste sábado, 23, e envolveu um homem de 42 anos, que atirou contra outro de 35 anos.
O seminário, que teve como tema “Primeiro Seminário Municipal: Dialogando Experiências”, reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e cursistas.

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Guarda Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) teve a honra de receber a visita do sensei Eduardo Martins, fundador e professor do

O mandato de Dr. Rafael Dene e Dra. Jamily Fontes terá início em janeiro de 2025, com a posse dos novos dirigentes, marcando o início de uma nova etapa para
Não existem mais publicações para exibir.