Datafolha: inflação faz 58% dos brasileiros comprarem menos alimentos

Por conta da inflação, 58% dos brasileiros passaram a comprar menos alimentos do que costumavam antes, segundo pesquisa Datafolha divulgada no domingo (13).

Foto: reprodução/ REUTERS/Nacho Doce

8 em cada 10 entrevistados disseram ter mudado hábitos de consumo devido à alta dos preços, como sair menos para comer fora de casa e reduzir o consumo de água, luz e gás.

Por conta da inflação, 58% dos brasileiros passaram a comprar menos alimentos do que costumavam antes, segundo pesquisa Datafolha divulgada no domingo (13). Entre os mais pobres, o percentual sobe para 67%.

A pesquisa também mostra que 8 em cada 10 brasileiros tiveram mudanças de hábitos devido à alta dos preços. Entre as principais mudanças estão sair menos para comer fora de casa (61%), a troca da marca de café por uma mais barata (50%), a redução do consumo de luz, água e gás (50%), a diminuição do consumo de bebida (49%) e a compra de menos remédios (36%).

Segundo o levantamento, um quarto da população diz ter menos comida do que o suficiente em casa. Para 6 em cada 10 dos entrevistados, a quantidade é suficiente, enquanto outros 13% dizem ser mais do que o necessário.

O Datafolha ressalta que tecnicamente não houve alterações em relação à última pesquisa na qual a pergunta foi inserida, em março de 2023 –considerando a margem de erro, não é possível dizer que houve oscilação em comparação ao início do governo Lula.

Para 54%, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “muita responsabilidade” pela alta de preço dos alimentos nos últimos meses. Já 29% atribuem “um pouco de culpa” ao atual governo, enquanto apenas 14% afirmam que o Planalto “não tem nenhuma responsabilidade”.

Para a realização da pesquisa, o Datafolha informa ter ouvido 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas no domingo (13), em Brasília, para tratar uma “suboclusão intestinal”
Ao longo do dia, o céu apresenta variação de nebulosidade, com momentos de sol entre nuvens e períodos maior nebulosidade.
Raimundo Lopes, de 48 anos, foi atingido no peito por disparos de espingarda; suspeito do crime seria um desafeto da vítima por causa de uma dívida antiga.
Atualmente, Maria vive temporariamente na casa de uma irmã. Segundo relatado por ela em vídeo, após 19 anos de casamento, teve que se separar do marido devido à violência doméstica.
Além da agressão física, o jovem também teria ameaçado de morte o pai e um dos irmãos.
Ao todo, 22 produtores e pescadores já estão confirmados para a venda de peixes variados.
Além do canivete, o homem tinha em casa uma arma de fogo do tipo garruncha, além de munições, pólvora e chumbo.
Os números sorteados foram os seguintes: 06 – 22 – 24 – 49 – 53 – 56.
Não existem mais publicações para exibir.