MCTI e CNPq abrem chamada de R$ 33,5 milhões para pesquisas na Amazônia Legal

As propostas devem ser submetidas até 10 de junho.


Foto: G20 Brasi

Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica (Pró-Amazônia) destinada a fortalecer a pesquisa na Amazônia Legal. O edital MCTI/CNPq 03/2025 vai destinar R$ 33,5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) a projetos voltados ao avanço científico e tecnológico na região.

As propostas devem ser submetidas até 10 de junho. Os projetos devem ser realizados em parceria com pelo menos uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) sediada em um país membro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (SCTA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena a iniciativa. O objetivo é consolidar a base científica da região, incentivando pesquisas aplicadas, cooperação internacional e estratégias para reduzir desigualdades regionais.

A subsecretária substituta de Ciência e Tecnologia para a Amazônia, Cássia Damiani, explica que a SCTA participou da concepção do Pró-Amazônia e dos editais vinculados ao programa. A chamada mais recente reforça a colaboração entre os membros da OTCA.

“A SCTA reconhece a importância desse investimento como um instrumento essencial para fortalecer a pesquisa aplicada, estimular soluções inovadoras e promover uma cooperação internacional sólida, entre os pesquisadores. É por meio de ações como esta que avançamos na preservação dos recursos naturais e no desenvolvimento integrado da Amazônia, sempre com foco na valorização do conhecimento científico e no bem-estar das populações amazônicas”, disse.

A chamada contempla pesquisas em áreas como mudanças climáticas, cadeias produtivas da sociobiodiversidade, biotecnologia, recuperação de ecossistemas e inteligência artificial aplicada aos desafios da Amazônia. O resultado preliminar será divulgado em julho, com possibilidade de apresentação de recursos antes da publicação final.

A íntegra do edital está disponível no portal do CNPq.

Sobre o Pró-Amazônia

O Pró-Amazônia é um dos 10 programas estratégicos aprovados pelo Conselho Diretor do FNDCT para 2024 e tem como objetivo principal apoiar ou criar centros avançados de pesquisa, com colaboração entre instituições que atuem na ampliação do conhecimento científico da Região da Amazônia Legal, no aumento de recursos humanos capacitados, na melhoria da infraestrutura de ciência e tecnologia instalada e na diminuição das assimetrias regionais, sendo estas coordenadas por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) da Região da Amazônia Legal.

A Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Além de abrigar todo o bioma Amazônia brasileiro, ainda contém 20% do Bioma Cerrado e parte do Pantanal Mato-Grossense. Ela engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão. Apesar de sua grande extensão territorial, a região tem apenas 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional e a menor densidade demográfica do país (cerca de 4 habitantes por km²). Nos nove estados residem 55,9% da população indígena brasileira, cerca de 250 mil pessoas, segundo a Funasa.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.