Acre registrou dez meses consecutivos de seca entre 2024 e 2025

E a primeira vez que o estado registrou seca em todo o seu território por dez meses consecutivos.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Acre registrou dez meses consecutivos de seca em todo o seu território, de maio de 2024 a fevereiro de 2025, conforme a última atualização do Monitor de Secas, divulgada nesta segunda-feira, 31, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Segndo o Monitor, esse foi o período mais longo de seca abrangendo 100% do estado desde novembro de 2022, quando o Acre passou a integrar o Mapa do Monitor. E a primeira vez que o estado registrou seca em todo o seu território por dez meses consecutivos.

Apesar da continuidade do fenômeno, houve um abrandamento da severidade da seca no estado entre janeiro e fevereiro deste ano. Esse mesmo comportamento foi observado em outras dez unidades da Federação.

O Monitor de Secas é um instrumento de acompanhamento regular da seca no Brasil, permitindo a identificação da intensidade e da abrangência do fenômeno em diferentes regiões. Os dados coletados auxiliam na formulação de políticas públicas para mitigar os impactos da estiagem, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A seca prolongada no Acre tem impactos diretos sobre a população, a economia e o meio ambiente, afetando principalmente o abastecimento de água e a produção agrícola.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.