Em dois meses, Nicolau Jr. já visitou metade dos prefeitos e vereadores do Acre

Naquela viagem, Nicolau se reuniu com os prefeitos e vereadores de Manoel Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Quando pegou a BR-364 sentido ao Vale do Juruá, no início do último mês de março, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, estava inaugurando um modelo nunca antes praticado por um presidente do legislativo estadual: ir ao encontro dos gestores e vereadores de cidades do interior para estreitar as relações institucionais e ouvir as demandas.

Naquela viagem, Nicolau se reuniu com os prefeitos e vereadores de Manoel Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Dos parlamentares mirins vieram a maior parte das reivindicações, com ênfase para recuperação de ramais e investimentos na saúde. Os prefeitos não fugiram à regra, e colocaram a destinação de emendas como a melhor forma de ajudar os municípios.

“O presidente vir na casa da gente se prontificar a nos ajudar, é um gesto que demonstra o tamanho do comprometimento com quem mora nas cidades distantes da capital”, disse, naquela ocasião, Zé Luiz, prefeito de Mâncio Lima.

Na Câmara de Cruzeiro do Sul, os vereadores uniram assinaturas e solicitaram que Nicolau intermediasse uma audiência pública para tratar da recuperação de ramais na segunda maior cidade do estado.

Agenda no Alto Acre

Na última quinta feira (3), Nicolau organizou a equipe e partiu em direção ao Alto Acre para estreitar as relações institucionais com representantes das cinco cidades da regional. Em Capixaba, o prefeito Manoel Maia, do União Brasil, enalteceu a iniciativa do presidente da Aleac e disse ter reacendido a esperança de retomar as tratativas com o governo do estado, pontuando a parceria com o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) e investimentos na produção como prioridades para 2025.

Ainda no eixo da estrada do Pacífico, agora também chamada de rota do Quadrante Rondon, por onde vão passar as maiores exportações e importações do Brasil e do Acre com o mercado andino e asiático, Nicolau foi recebido pelo prefeito Maxsuel Maia, de Xapuri e por nove, dos 11 vereadores.

Na terra de Chico Mendes, ele ouviu dos representantes da população que a gestão do governador Gladson Cameli está realizando as obras que os xapurienses esperavam há mais de um século: a ponte da Sibéria e o acesso pela variante.

Quando chegou em Epitaciolândia, o prefeito Sérgio Lopes disse a frase que talvez mais impactou nas andanças de Nicolau: “é a primeira vez, em cinco anos, que recebo aqui no gabinete a visita de um presidente da Aleac”.

O deputado disse, na ocasião, que as palavras do prefeito ratificavam o propósito da visita aos municípios.

“Nossa agenda nas cidades por onde estou passado é institucional. Agora não é hora para falar de política, é o momento de união, de nos aproximarmos. Ano que vem todo mundo aqui vai seguir um rumo, mas agora nossa proposta é buscar, juntos, soluções para os problemas que vocês estão apontando“, disse Nicolau.

Ao encerrar a visita ao Alto Acre, onde também esteve em Assis Brasil e Brasileia, Nicolau Júnior reiterou que o mandato à frente da Casa do Povo vai ser participativo, plural e democrático.

Centro de Apoio às Câmaras Municipais

Em todas as 11 cidades que visitou até agora, o presidente da Aleac apresentou o Centro de Apoio às Câmaras Municipais. A mesa diretora criou um gabinete dentro da Assembleia estruturado com computadores, internet, sala de reuniões e assessoria técnica e jurídica, para ofertar aos vereadores um local onde possam, quando estiverem em Rio Branco, organizar as agendas, imprimir ofícios e outros serviços.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.