Mais de 23 mil ocorrências de estelionato foram registradas no Acre; veja número por município

Somente em Rio Branco, mais de 16 mil casos foram notificados

De acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre (MPAC), o número de ocorrências de estelionato no estado tem aumentado significativamente, com mais de 23 mil registros em menos de cinco anos. Apenas no primeiro bimestre de 2025, foram registrados 1.045 casos, o que demonstra uma tendência preocupante.

Em 2021, o estado contabilizou 4.314 casos; em 2022, esse número aumentou para 5.779; em 2023, foram registrados 5.767 casos; e em 2024, o total chegou a 6.637. O aumento contínuo desses números reflete a crescente ocorrência desse crime no Acre, com um total de 23.542 casos registrados até o momento.

O estelionato, caracterizado por fraudes para obter vantagem financeira, envolve enganos, mentiras e promessas falsas para conseguir dinheiro, bens ou serviços de outra pessoa. No Brasil, o crime de estelionato está previsto no Código Penal, artigo 171, e as penalidades incluem prisão, multas e a obrigação de ressarcir a vítima.

Numero de casos por município do Acre/ Foto: Reprodução

Em março de 2023, o caso da ex-professora da rede pública Elydiane de Castro Gomes, que foi acusada de aplicar golpes que somam valores que ultrapassam os R$400 mil. Ela foi condenada em outubro do mesmo ano pela segunda vez, mas cumpre pena em regime aberto, como da primeira vez que foi condenada, em 2022. 

CONTILNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.