Gêmeas siamesas unidas pelo abdômen nascem em parto raro

As bebês nasceram com 2,4 quilos, cada uma, ligadas pelo abdômen.

Unidas pelo abdômen, gêmeas siamesas nasceram em um parto raro realizado nesta quarta-feira (9), na maternidade pública Ana Braga, em Manaus. Foi o primeiro caso do tipo registrado na unidade nos últimos 20 anos.

A mãe, Elizandra da Costa, de 22 anos, é moradora do interior do Pará e escolheu ter as filhas na capital amazonense por conta da estrutura de referência no atendimento obstétrico de alta complexidade.

As bebês nasceram com 2,4 quilos, cada uma, ligadas pelo abdômen. De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), elas devem passar por uma avaliação cirúrgica para definir as condições ideais para a separação.

Desde novembro, Elizandra já fazia o pré-natal de risco em Manaus. Segundo ela, o acolhimento da equipe médica foi essencial para que se sentisse segura em um momento tão delicado.

A maternidade dispõe de um banco de leite humano e de um Centro de Parto Normal Intrahospitalar (CPNI), com atendimento humanizado e multicultural, incluindo suporte a mulheres indígenas, quilombolas e com deficiência.

A unidade também é referência no método Canguru — prática que mantém o bebê em contato direto com o corpo dos pais e estimula o aleitamento materno, acompanhando a família desde a gravidez de risco até a alta do recém-nascido.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.