Mais de 1.500 carteiras de identidade estão esquecidas na OCA de Cruzeiro do Sul, alerta Polícia Civil

Os documentos ficam armazenados por até cinco anos. Após esse prazo, se não forem retirados, são descartados.

A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, está fazendo um novo chamamento à população do Vale do Juruá para retirada de carteiras de identidade que já foram emitidas, mas ainda não foram buscadas. Só na OCA de Cruzeiro do Sul, mais de 1.500 documentos seguem acumulados.

De acordo com Jonas Oliveira, coordenador do Instituto de Identificação da Polícia Civil no Vale do Juruá, o problema é recorrente, apesar das campanhas realizadas. “A identidade é o principal documento do cidadão. Sem ela, a pessoa perde o acesso a direitos e serviços. Já fizemos outros chamamentos com apoio da imprensa e isso tem funcionado. Mas o número ainda é muito alto e preocupa”, afirmou.

Os documentos ficam armazenados por até cinco anos. Após esse prazo, se não forem retirados, são descartados. Para facilitar o acesso da população, a Polícia Civil vai realizar um mutirão de entrega no dia 10 de maio, um sábado, das 7h às 11h, na OCA de Cruzeiro do Sul.

Quem não quiser esperar pelo mutirão pode procurar a OCA ou a delegacia onde realizou o atendimento para retirar o documento. É necessário apresentar o protocolo de atendimento fornecido no ato da solicitação da identidade.

“Graças ao apoio da imprensa, muita gente tem atendido aos nossos chamados. Mas reforçamos o apelo: se você tirou sua carteira de identidade e ainda não buscou, vá até a OCA ou à delegacia. Evite transtornos futuros”, finalizou Jonas.

A identidade é essencial para acesso a serviços de saúde, viagens, matrículas escolares, recebimento de benefícios sociais, entre outros. A recomendação é que os cidadãos verifiquem se estão com pendência e regularizem a situação o quanto antes.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O prefeito Naudo Ribeiro acompanhou de perto a programação e agradeceu o envolvimento da população
Cada um segue seu partido, respeitando as decisões e construindo seus caminhos. Isso não significa divisão, mas maturidade política”, pontuou o vice-prefeito.

O prédio onde estão alojados os policiais militares de Marechal Thaumaturgo corre o risco de ficar sem energia elétrica nos próximos dias. A concessionária Energisa informou que a conta de

Músicos de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, se encontram para celebrar música autoral, que vai do samba ao rock, da black music ao regional.
A prisão foi realizada pela equipe da Delegacia-Geral de Tarauacá, em cumprimento a um mandado expedido em 2018.
Nas imagens, é possível ouvir a narração de um morador que registra a cena e informa que o incêndio teve início de forma repentina. As chamas se alastraram rapidamente, provocando
De acordo com o Capitão Thales Campos, subcomandante do 6º Batalhão da PM no Juruá, a guarnição foi acionada via COPOM para atender uma ocorrência de encontro de cadáver.
De acordo com informações repassadas à reportagem, momentos antes da colisão, Márcio teria sofrido uma súbita elevação da pressão arterial, o que provocou um breve apagão.
Não existem mais publicações para exibir.