Idoso de 74 anos é achado morto dentro de casa após águas de rio baixarem em cidade no Acre

O aposentado Osvaldo Ribeiro Maia, de 74 anos, foi achado morto e coberto de lama dentro de casa nesta quinta-feira (30) no Centro de Brasileia, interior do estado, e uma

O aposentado Osvaldo Ribeiro Maia, de 74 anos, foi achado morto e coberto de lama dentro de casa nesta quinta-feira (30) no Centro de Brasileia, interior do estado, e uma das localidades mais atingidas pela enchente do Rio Acre. Familiares do idoso foram ao local fazer a limpeza da casa após as águas baixarem e encontraram o corpo.

Eles informaram à polícia que o idoso se recusou a sair de casa durante a enchente. A residência, na Marechal Rondon, fica próximo ao Rio Acre e foi completamente tomada pelas águas.

Idoso foi achado morto na manhã desta quinta-feira (30) quando familiares foram até a casa fazer a limpeza — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

Na quarta-feira (29), o rio chegou a marcar 13,50 metros, sendo que a cota de transbordo é de 11,40 metros. Já durante a madrugada, o manancial começou a vazar e nesta quinta (30) marcava 8,01 metros. A Defesa Civil Municipal estima que mais de 2,9 mil famílias com 8,9 mil pessoas foram atingidas pela cheia.

Mesmo com a vazante, as 115 famílias desabrigadas, com um total de 459 pessoas, seguem nos abrigos. Além disso, segundo os dados, 2.413 famílias estão desalojadas, totalizando 8.446 pessoas em casas de parentes ou amigos.

Também na quarta, o governo federal reconheceu a situação de emergência decretada pelas prefeituras de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri por causa da enchente do Rio Acre que atinge milhares de moradores da região do Alto Acre.

Após chegar a 13,63 metros, Rio Acre baixa em Brasileia e marca 8,01 metros nesta quinta-feira (30) — Foto: Reprodução

Achado por parentes

O delegado que investiga a morte de Osvaldo Maia, Erick Maciel, explicou que o corpo do aposentado foi encaminhado para Rio Branco para saber a causa exata da morte. Na manhã desta quinta, duas sobrinhas do idoso foram até a residência fazer a limpeza e acharam o local trancado.

“Tiveram que arrombar a porta traseira e as duas entraram. A primeira que entrou achou que fosse até um manequim no chão porque estava coberto de lama. Uma delas passou a mão na cabeça dele e viu que era o tio mesmo”, lamentou.

Ainda segundo o delegado, o aposentado foi visto com vida na quarta-feira. Os familiares também relataram que Maia tinha problemas com bebidas alcoólicas.

“Ele morava só, foi relutante em querer sair da casa. Há alguns dias, ela [sobrinha] tinha retornado e chamado para sair de casa, que era perigoso a água subindo. Idoso geralmente é teimoso, e disse que a água ia baixar e ia ficar por lá. Hoje quando baixou a água, acharam ele”, concluiu.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O caso foi inicialmente denunciado pela família da menor a uma conselheira tutelar da cidade.
Chave PIX: (68) 99236-1537 — Emerson Batista.
Ao chegar, os policiais encontraram o suspeito ainda dentro do estabelecimento, com um objeto perfurocortante nas mãos, compatível com ferramentas utilizadas para cortar fios de cobre.
O crime foi identificado durante patrulhamento nas proximidades de outra loja de calçados, quando os policiais avistaram um homem em fuga carregando diversas peças de vestuário.
Sua luta pela liberdade, no entanto, custou caro: foi preso, condenado à morte e enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Durante o encontro, conversaram sobre fé, injustiças, meio ambiente, povos indígenas, Amazônia e Chico Mendes.
De acordo com a apuração do portal, a decisão teria sido tomada após Bella Campos alegar que ainda está muito abalada emocionalmente por conta dos desentendimentos com o Cauã.
A causa da morte não foi informada. Cristina é filha do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda e irmã de Chico Buarque.
Não existem mais publicações para exibir.