O MDB do Acre informou que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral de Sena Madureira, que anulou a chapa de vereadores do partido nas eleições municipais de 2024 por fraude na cota de gênero.
A sentença, assinada pelo juiz eleitoral Éder Viegas, atinge, entre outros, a vereadora Helissandra Matos, única eleita pelo partido no município.
De acordo com a decisão, ficou comprovado que as candidaturas de Raimunda Nonata Mendonça da Silva e Maria de Jesus Silva Apolinário foram registradas apenas para cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas exigida por lei, sem a real intenção de concorrer ao pleito.
Em nota assinada pelo presidente estadual do MDB, ex-deputado Vagner Sales, o partido reafirma respeito às decisões judiciais, mas defende a importância do voto popular.
“O MDB do Acre manifesta a sua solidariedade plena à chapa de vereadores do partido em Sena Madureira, em especial à vereadora Helissandra Matos. Há instâncias judiciais a serem recorridas, o que será feito em busca de melhor justiça”, diz o comunicado.
Por Contilnet