Polícia Civil intensifica combate a crimes sexuais contra vulneráveis em Cruzeiro do Sul e Tarauacá

A Polícia Civil afirma que vai utilizar todos os recursos legais para responsabilizar os autores desses crimes.

A Polícia Civil do Acre iniciou uma força-tarefa para reforçar a investigação e repressão de crimes sexuais, com foco especial nos casos de estupro de vulnerável, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá. A ação segue diretrizes da Direção-Geral da instituição e contará com uma equipe dedicada durante 12 dias nas duas cidades.

O delegado Roberto Lucena explicou que a missão é dar suporte direto às delegacias locais. “Nós vamos passar por Cruzeiro do Sul e Tarauacá, focando nesses crimes sexuais, com ênfase nos estupros de vulneráveis. É uma situação muito grave, que assola a sociedade e exige uma resposta firme da polícia”, declarou.

Em Cruzeiro do Sul, o delegado Vinícius Almeida reforçou a importância da ação. “Recebemos casos de abuso quase todos os dias. Por isso, essa força-tarefa foi enviada com delegado, escrivão e agente para nos ajudar tanto na demanda diária quanto nos inquéritos represados. A ideia é acelerar a apuração desses crimes que afetam diretamente as vítimas e suas famílias”, afirmou.

Segundo ele, a maioria das ocorrências envolve abusos cometidos dentro da própria família. “Infelizmente, vemos situações chocantes, como avôs abusando de netas, padrastos, pais, primos… São casos complexos, com enorme impacto psicológico na vida da vítima, que muitas vezes carrega esse trauma para o resto da vida”, lamentou.

O delegado também alertou para os sinais de abuso sexual em crianças, como isolamento, crises de ansiedade, queda de cabelo e mudanças bruscas de comportamento. “Professores, diretores de escola e familiares precisam estar atentos. Muitas crianças não conseguem relatar o abuso por medo ou vergonha. É dever de todos denunciar”, reforçou.

A Polícia Civil afirma que vai utilizar todos os recursos legais para responsabilizar os autores desses crimes. 

Por Beatriz Santos, Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

obra foi publicada pela Editora Appris, com distribuição em todo o Brasil, e já está disponível para compra nos sites da editora, Amazon, Magalu e nas principais plataformas de livrarias
A prisão ocorreu na comunidade Vila Santa Luzia, localizada na zona rural do município.
Durante o interrogatório, os menores afirmaram ter adquirido a droga por R$ 2 mil, utilizando recursos do programa social federal “Pé-de-Meia”. Disseram ainda que seria para consumo próprio.
De acordo com Natan, a meta é atingir todas as escolas da rede estadual, mesmo que algumas visitas sejam remanejadas para o ano seguinte.
A formação teve como foco o combate ao trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e a promoção da saúde e segurança no ambiente escolar.
O que era para ser uma travessia tranquila de gapó , termo regional usado para descrever pequenos igarapés ou áreas alagadas na floresta, acabou se transformando em um verdadeiro banho.
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que Robert Prevost foi eleito papa. Ele escolheu o nome Leão XIV.
O novo papa discursou para uma multidão de fiéis no Vaticano nesta quinta-feira (8)
Não existem mais publicações para exibir.