Governo federal reconhece situação de emergência em oito municípios do Acre

Os municípios em situação de emergência são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu nesta segunda-feira, 24, a situação de emergência em oito municípios do Acre atingidos por inundações. A medida, publicada na Portaria nº 842/2025, foi assinada na última quinta-feira (20) pelo secretário substituto Rafael Pereira Machado e permite que as cidades afetadas tenham acesso a recursos e mecanismos federais de assistência.

Os municípios em situação de emergência são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

A decisão leva em consideração o Decreto nº 11.654/2025, do governo do Acre, que já havia declarado emergência no estado devido aos impactos das cheias. O reconhecimento federal segue a classificação do COBRADE (Código Brasileiro de Desastres) como “Inundação Gradual” (1.2.1.0.0).

Com a portaria, as prefeituras podem solicitar apoio logístico e financeiro para ações de socorro, assistência humanitária e reconstrução de infraestrutura danificada. O governo federal também fica autorizado a liberar verbas do Orçamento de Guerra e do Fundo de Defesa Civil, se necessário.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.