Acre aparece no ranking global de mega secas

O levantamento, que analisou mais de 13 mil eventos de seca entre 1970 e 2018, classificou a mega seca enfrentada pela região entre 2010 e 2018 como a sétima mais

Foto: Sérgio Vale

A região Amazônia Sul-Ocidental, que abrange o Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, além de porções da Bolívia e do Peru, figura entre as áreas mais afetadas por mega secas no mundo, segundo estudo publicado na revista científica Science. O levantamento, que analisou mais de 13 mil eventos de seca entre 1970 e 2018, classificou a mega seca enfrentada pela região entre 2010 e 2018 como a sétima mais grave do planeta.

O fenômeno, caracterizado pela escassez de água que dura pelo menos dois anos, tem se tornado cada vez mais frequente nas últimas quatro décadas. O último relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma a intensificação dos eventos extremos, associando o agravamento às mudanças climáticas, desmatamento e fatores naturais, como o El Niño.

No Acre e demais áreas da Amazônia Sul-Ocidental, os efeitos da seca têm sido devastadores. A mega seca de 2024, considerada a mais intensa já registrada no Brasil, afetou quase 60% do território nacional. No caso da Amazônia, a região viveu o recorde da seca em 2023, agravado em 2024, com o aumento de 2.000% na área afetada por seca extrema.

Além da Amazônia Sul-Ocidental, o estudo aponta a região leste do Brasil, incluindo estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, como a nona meg aseca mais severa do mundo, ocorrida entre 2014 e 2017.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Após tomar conhecimento do crime, a equipe de investigação realizou diligências na região e conseguiu localizar os animais em uma propriedade vizinha à da vítima.
As apreensões são fruto de um esforço conjunto das forças de segurança, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 3 milhões para o crime organizado.
O suposto autor do crime, identificado como Adriano Ferreira da Silva, foi preso em flagrante e encaminhado Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM.
A homenagem foi feita à procuradora de Justiça do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo, indicada pelo parlamentar por seu trabalho na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da
Os portões serão abertos das 12h às 13h, e as provas terão início às 13h30, conforme o horário de Brasília.
A ação foi proposta na Justiça Federal e motivada por diversas irregularidades constatadas na execução da obra.
A alta esperada pelo mercado financeira era de 0,7%. No ano passado, o índice para março foi de 0,36%.
Cerca de 323 imóveis seguem sem energia elétrica no município.
Não existem mais publicações para exibir.