Cruzeiro do Sul pode se tornar ponto estratégico para exportação, com nova rota para o Pacífico, defende secretário Assurbanípal Mesquita

A previsão é de que as informações embasem um programa nacional na área.

Foto: Wesley Moraes/Repac

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do Acre, Assurbanípal Mesquita, se reuniu com o presidente em exercício e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, nessa quinta-feira, 27, na sede do ministério, em Brasília (DF), para defender a nova conexão do Acre com o Peru, para acesso aos portos do Oceano Pacífico via Cruzeiro do Sul e o estado peruano de Ucayali.

Conforme publicado pela Agência de Notícias do Acre, Alckmim ouviu secretários estaduais do setor de desenvolvimento sobre o assunto. A previsão é de que as informações embasem um programa nacional na área.

O objetivo, segundo Assur, é ampliar a capacidade de atração de investimentos no estado e no país.
A nova rota acreana deve permitir o transporte das commodities – mercadorias não industrializadas, como soja e carne – para alcançar os portos do Pacífico e chegar aos mercados asiáticos.

Publicidade

“Essa proposta vai tornar o Acre esse elo, podendo atrair as cargas de commodities que hoje fluem pelo Rio Madeira e passam pelo Canal do Panamá, para que cheguem diretamente ao Porto de Chancay, no Peru, rumo à Ásia”, explicou Assur, lembrando vantagens como a redução de tempo pela rota acreana.

No encontro, Geraldo Alckmin assinou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil para disponibilizar uma linha de crédito condicional para projetos de investimentos, no valor de R$ 11 bilhões. O objetivo, conforme o governo federal, é “aumentar a produtividade nos estados”.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.