Acre está entre os estados com tendência de alta nos casos de síndrome respiratória em crianças

Capital Rio Branco também apresenta sinal de crescimento na incidência de SRAG; vírus sincicial respiratório é principal causador.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Acre está entre os 11 estados brasileiros com tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira, 3 de abril. O levantamento alerta especialmente para o aumento das hospitalizações entre crianças de até dois anos, com destaque para o impacto do vírus sincicial respiratório (VSR).

Além do Acre, outras unidades da federação que apresentam sinal de crescimento nas últimas seis semanas incluem Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima. No Norte do país, Acre e Amapá têm níveis de incidência considerados de moderado a muito alto.

A capital acreana, Rio Branco, também aparece entre as 12 capitais do país com alerta de incidência de SRAG e tendência de alta no longo prazo.

A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca que os casos vêm sendo impulsionados principalmente pela circulação do VSR, e orienta o uso de máscaras do tipo N95 ou PFF2 por pessoas com sintomas gripais, sobretudo em ambientes como postos de saúde.

A Fiocruz também alerta para a circulação do rinovírus, que tem afetado crianças e adolescentes de 2 a 14 anos nas regiões Norte e Centro-Oeste. Já em relação à influenza, o boletim indica que ainda não há crescimento significativo de casos graves, mas que é provável que isso ocorra nas próximas semanas, especialmente em algumas regiões do país.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.