Diretor de presídio de Cruzeiro do Sul participa de treinamento da SWAT nos EUA

Segundo o diretor, a principal diferença entre os sistemas prisionais dos EUA e do Brasil está na estrutura de segurança.

O diretor do Presídio Manoel Neri da Silva. de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, foi o único policial penal do município selecionado para participar de um curso de capacitação na base de treinamento da SWAT, em Orlando, nos Estados Unidos. A oportunidade surgiu por meio de um projeto do deputado federal Coronel Ulisses, com convite do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Durante o curso, Elves Barros teve acesso a técnicas avançadas de segurança, como abordagem veicular, entrada em ambientes fechados e protocolos de segurança em presídios americanos. Além disso, pôde observar de perto a estrutura prisional dos Estados Unidos.

“Foi um aprendizado muito grande para mim, que sou diretor de unidade. Ver como funcionam os procedimentos de segurança dentro dos presídios americanos foi algo muito importante. Isso me permitirá trazer novas técnicas e tentar adaptá-las à nossa realidade”, afirmou.

Adaptação à realidade brasileira

Segundo o diretor, a principal diferença entre os sistemas prisionais dos EUA e do Brasil está na estrutura de segurança. “Muitas vezes, nos falta a infraestrutura que eles têm lá, mas, por outro lado, também temos boas técnicas que podem ser aprimoradas e adaptadas à nossa realidade”, explicou.

Ele destacou que a experiência ajudou a identificar limitações e oportunidades de melhoria no sistema penitenciário local. “Essa troca de conhecimento foi fundamental. Aprendi novas metodologias de uso da força e trabalho operacional, e agora vou tentar aplicá-las no meu cotidiano.”

Mais policiais poderão participar

Elves Barros acredita que a capacitação internacional deve ser ampliada para mais agentes penitenciários. “Se outros policiais tiverem essa oportunidade, o sistema prisional irá evoluir bastante. O deputado Ulisses já sinalizou que pretende enviar mais profissionais para esse treinamento, o que será um grande avanço para a segurança do nosso estado”, concluiu.

Redação Juruá24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.