Filha de Assur é convocada para se explicar ao curso de medicina

As declarações, divulgadas na madrugada de quarta-feira, 9, em uma conta pública no X (antigo Twitter), provocaram ampla indignação nas redes sociais.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou uma nota oficial de repúdio na tarde desta quinta-feira, 10, após a repercussão de comentários ofensivos e xenofóbicos feitos por uma estudante do curso de Medicina da instituição. As declarações, divulgadas na madrugada de quarta-feira, 9, em uma conta pública no X (antigo Twitter), provocaram ampla indignação nas redes sociais.

Identificada como Su Mesquita, a aluna é filha do atual secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita. Nos tweets que viralizaram, Su demonstrou explícito desprezo pelos acreanos, mesmo sendo natural do estado e estudando em sua principal universidade pública.

“A coisa que mais amo no meu namorado é que ele não é acreano, pois tenho asco de acreanos. Se Deus quiser, eu nunca mais vou precisar olhar para esse povo tão seboso (infelizmente não posso falar mais porque vou parecer preconceituosa)”, escreveu a estudante.

Diante da repercussão, a Ufac emitiu uma nota em que afirma ter tomado conhecimento das publicações com “preocupação”, classificando o conteúdo como “preconceituoso” e xenofóbico. A universidade repudiou “veementemente qualquer forma de discriminação”, reafirmando seu compromisso com os valores democráticos, os direitos humanos e o respeito à diversidade.

“Embora a manifestação seja de responsabilidade individual e sem vínculo com o ambiente institucional, a Ufac repudia de forma veemente qualquer forma de discriminação”, diz trecho do comunicado.

Ainda segundo a nota, a coordenação do curso de Medicina convocou a estudante para uma escuta formal nesta quinta-feira. No encontro, Su Mesquita reiterou o pedido de desculpas já divulgado publicamente na noite anterior. No entanto, a universidade ressaltou que, embora o arrependimento tenha sido manifestado, “isso não é suficiente para reparar o dano causado”.

A instituição também reforçou que seguirá acompanhando o caso e avaliando as medidas cabíveis no âmbito institucional. “A Ufac seguirá acompanhando o caso, avaliando as medidas cabíveis no âmbito institucional e reafirmando seu compromisso com uma formação cidadã, crítica e ética”, relatou.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.