Petecão defende projeto que agrava penas para crimes contra motoristas de aplicativo

A iniciativa de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), teve como relator o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)


A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou, na terça-feira (8), o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 3.605/2021, que aumenta as penas para crimes como homicídio, furto, roubo, extorsão e extorsão mediante sequestro quando praticados contra motoristas de táxi ou de aplicativos.

A iniciativa de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), teve como relator o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo.

O texto aprovado classifica como homicídio qualificado o assassinato de motoristas durante o expediente de trabalho ou em razão do exercício da profissão. Com isso, a pena, atualmente de 6 a 20 anos de reclusão, pode passar de 12 a 30 anos. Outros rumores também serão sofridos para crimes cometidos contra esses profissionais, como furto qualificados, roubo e extorsão.

Petecão, na condição de relator, acatou a emenda de redação do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que estabelece pena de reclusão de quatro a dez anos, além de multa, para casos de furto de veículo automotor, elétrico ou híbrido, reboque, semirreboque ou suas combinações.

A proteção também se aplica à subtração de componentes ou equipamentos desses veículos, ainda que desmontados, quando as peças são roubadas para serem comercializadas em outros estados ou no exterior. Para o senador, a medida é essencial para garantir mais segurança a uma categoria que enfrenta riscos constantes.

“Os transportadores de passageiros são vulneráveis pelo simples fato de terem de aceitar desconhecidos em seus veículos. Isso os torna alvos simples de atos”, destacou o parlamentar.

Petecão também apresentou uma emenda para esclarecer que a proteção se aplica apenas aos motoristas que transportam passageiros, evitando interpretações equivocadas que poderiam incluir pessoas que não lidam diretamente com o transporte de pessoas, como os motoristas de carga.

“Nosso objetivo é punir com mais rigor os que se aproveitam da fragilidade desses trabalhadores para cometer crimes”, argumentou.

A aprovação do projeto foi bem recebida por representantes da categoria, que há anos adotam medidas mais rigorosas contra a violência enfrentada em sua atividade.

“Esse é um passo importante para coibir crimes e oferecer mais segurança a esses profissionais que prestam um serviço essencial”, concluiu o senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.