Governo do Acre oferta curso de suporte básico de vida para barqueiros do Croa

A capacitação foi realizada com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foto: Diego Silva 

Com o objetivo de garantir mais segurança no transporte aquaviário de turistas na região do Croa, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu na segunda-feira, 7, na Comunidade do Croa, um curso de suporte básico de vida voltado aos barqueiros da comunidade local e de áreas vizinhas.

A capacitação foi realizada com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e teve como foco a preparação dos barqueiros para atuarem em situações emergenciais até a chegada do socorro profissional, reforçando o compromisso do Estado com o turismo seguro e com a valorização das comunidades ribeirinhas.

O barqueiro Messias Antônio da Silva destacou a importância da iniciativa. “Esse curso é essencial para nós. Agora, se acontecer alguma emergência, a gente já sabe como agir até a ajuda chegar. Isso dá mais segurança tanto pra gente quanto pros turistas”, afirmou.

Já Maria Glaides Souza, uma das poucas mulheres a conduzir embarcações na região, celebrou a oportunidade. “A gente se sente mais preparada e valorizada. Nunca tínhamos recebido um treinamento assim, e isso mostra que o governo está olhando por nós”, disse emocionada.

Responsável pela instrução do curso, o gerente de enfermagem do Samu, Gilliard Santos, explicou os principais pontos abordados. “Ensinamos técnicas básicas, como a reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias e imobilização de fraturas. O objetivo é que esses profissionais estejam prontos para ter agilidade e salvar vidas em situações de urgência”, destacou.

As instruções integram um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável e seguro nas comunidades ribeirinhas do Juruá, com foco na capacitação e valorização dos trabalhadores locais.

Por: Agência de Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.