Governo realiza caravana para cadastrar artesãos no Juruá

O objetivo é garantir que os profissionais tenham acesso à carteira do artesão, um documento essencial para a valorização e formalização da categoria.

Foto: Marcos Santos/Secom

Departamento de Artesanato da Sete realizando cadastramento de artesãos em Cruzeiro do Sul.

Em comemoração ao Dia do Artesão, a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) realiza até esta quinta-feira, 20, um mutirão de cadastramento para artesãos da região do Juruá. A caravana do cadastramento é feita no auditório do polo da UAB, em Cruzeiro do Sul e deve beneficiar dezenas de artesãos locais.

O objetivo é garantir que os profissionais tenham acesso à carteira do artesão, um documento essencial para a valorização e formalização da categoria.

A responsável pelo cadastramento dos artesãos em Cruzeiro do Sul, Gabriela Amoedo, frisou a importância da iniciativa. “O artesanato é uma das expressões culturais mais ricas do nosso estado, e garantir que esses profissionais tenham o reconhecimento oficial é fundamental. Com a carteira, eles poderão participar de feiras nacionais e até internacionais, ampliando suas oportunidades de negócio e divulgação do seu trabalho”, afirmou.

O artesanato indígena é um dos grandes destaques da produção artesanal no Vale do Juruá, com peças que carregam a identidade e a cultura dos povos originários da região. Materiais como sementes, palhas e fibras naturais são transformados em biojoias, cestarias e utensílios, promovendo a sustentabilidade e a preservação da tradição.

Por Agência de notícias do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.