Ibama inicia capacitação de brigadistas para atuação no combate a incêndios florestais no Vale do Juruá

No total, 30 alunos participam da capacitação. Destes, 15 serão contratados para atuação direta e os outros 15 comporão o cadastro de reserva.

Com a aproximação do período de estiagem no Acre, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo, iniciou nesta semana a capacitação de brigadistas que atuarão no combate a incêndios florestais na região do Vale do Juruá.

Segundo o coordenador estadual do Prevfogo no Acre, Diogo Selhorst, a formação está em fase final e a expectativa é que, até o dia 1º de junho, 15 brigadistas estejam contratados e prontos para atuar em ocorrências.

“Estamos nos aproximando do período de estiagem e a brigada será contratada. Estamos no período de formação ainda dos brigadistas, mas a partir de 1º de junho já estaremos com 15 brigadistas formados, contratados e prontos para atuar em ocorrências de incêndios florestais aqui na região do Juruá”, destacou Selhorst.

No total, 30 alunos participam da capacitação. Destes, 15 serão contratados para atuação direta e os outros 15 comporão o cadastro de reserva. O treinamento envolve aulas teóricas e práticas, com foco em manuseio de ferramentas, deslocamento com equipamentos, abertura de linhas de contenção, construção de aceiros, técnicas de acampamento e outras ações em campo.

A atuação dos brigadistas do Prevfogo será integrada a outras instituições de resposta, como o Corpo de Bombeiros, o ICMBio e outras forças locais. A área de atuação dos brigadistas do Ibama abrange principalmente terras indígenas, assentamentos federais e unidades de conservação sob responsabilidade do governo federal.

“Nós e os brigadistas do Prevfogo estaremos prontos para dar resposta aos incêndios florestais, em cooperação com outras instituições de resposta. O contrato terá duração de seis meses, abrangendo o período mais crítico de ocorrência de incêndios”, completou o coordenador.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.