O Navio-Hospital Dr. Montenegro deu início nesta semana a uma nova fase de atendimentos voltados à população da zona rural de Cruzeiro do Sul, como parte da 25ª edição da Operação Acre. Desde segunda-feira, 7 de abril, os serviços estão sendo levados a comunidades mais isoladas, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
De acordo com o comandante da embarcação, Capitão de Corveta Hallan Maforte, o objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde básica. “Sim, nós reiniciamos o nosso atendimento à zona rural como fizemos na primeira fase da Operação Acre. Facilitamos o acesso da população à saúde básica, levando a nossa equipe de saúde a essas áreas mais isoladas”, destacou.
A ação contempla consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e a entrega de medicamentos. “Da mesma forma, os nossos pacientes saem da consulta nessas áreas até mais isoladas com os medicamentos necessários para iniciar o tratamento”, explicou o comandante.

A programação da semana inclui atendimentos em cinco localidades da zona rural:
- Segunda e terça-feira: UBS Adalto Batista, em Liberdade
- Quarta-feira: Comunidade Campinas
- Quinta-feira: UBS Francisca Machado, em Santa Luzia
- Sexta-feira: UBS Giovana Maria Duvali, em Lagoinha
A equipe responsável pelos atendimentos é composta por três médicos, dois dentistas, uma técnica em higiene bucal, um farmacêutico e quatro enfermeiros. O trabalho conta com o apoio da Assessoria Técnica da SEMSA, responsável por articular a logística entre as unidades de saúde rural e a equipe do navio.
Enquanto os profissionais se deslocam para atender nas comunidades, o Navio-Hospital mantém uma estrutura de atendimento reduzida a bordo. “Vamos manter 40 vagas para consultas médicas por dia, além de dois dentistas realizando 20 atendimentos odontológicos diários. Continuamos também com exames de imagem, como raios X e, principalmente, mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou Maforte.
O ciclo de atendimentos na zona rural será encerrado nesta sexta-feira, 11. Já o retorno da embarcação para Manaus está previsto para o dia 21 de abril, encerrando oficialmente a participação da Marinha do Brasil nesta etapa da Operação Acre em Cruzeiro do Sul.
Por Jurua online