Navio-Hospital Dr. Montenegro retoma atendimentos na zona rural de Cruzeiro do Sul 

O ciclo de atendimentos na zona rural será encerrado nesta sexta-feira, 11.

O Navio-Hospital Dr. Montenegro deu início nesta semana a uma nova fase de atendimentos voltados à população da zona rural de Cruzeiro do Sul, como parte da 25ª edição da Operação Acre. Desde segunda-feira, 7 de abril, os serviços estão sendo levados a comunidades mais isoladas, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

De acordo com o comandante da embarcação, Capitão de Corveta Hallan Maforte, o objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde básica. “Sim, nós reiniciamos o nosso atendimento à zona rural como fizemos na primeira fase da Operação Acre. Facilitamos o acesso da população à saúde básica, levando a nossa equipe de saúde a essas áreas mais isoladas”, destacou.

A ação contempla consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e a entrega de medicamentos. “Da mesma forma, os nossos pacientes saem da consulta nessas áreas até mais isoladas com os medicamentos necessários para iniciar o tratamento”, explicou o comandante.

A programação da semana inclui atendimentos em cinco localidades da zona rural:

  • Segunda e terça-feira: UBS Adalto Batista, em Liberdade
  • Quarta-feira: Comunidade Campinas
  • Quinta-feira: UBS Francisca Machado, em Santa Luzia
  • Sexta-feira: UBS Giovana Maria Duvali, em Lagoinha

A equipe responsável pelos atendimentos é composta por três médicos, dois dentistas, uma técnica em higiene bucal, um farmacêutico e quatro enfermeiros. O trabalho conta com o apoio da Assessoria Técnica da SEMSA, responsável por articular a logística entre as unidades de saúde rural e a equipe do navio.

Enquanto os profissionais se deslocam para atender nas comunidades, o Navio-Hospital mantém uma estrutura de atendimento reduzida a bordo. “Vamos manter 40 vagas para consultas médicas por dia, além de dois dentistas realizando 20 atendimentos odontológicos diários. Continuamos também com exames de imagem, como raios X e, principalmente, mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou Maforte.

O ciclo de atendimentos na zona rural será encerrado nesta sexta-feira, 11. Já o retorno da embarcação para Manaus está previsto para o dia 21 de abril, encerrando oficialmente a participação da Marinha do Brasil nesta etapa da Operação Acre em Cruzeiro do Sul.

Por Jurua online 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.