Logotipo branca Jurua 24horas
Pesquisar
Close this search box.

Zequinha Lima inaugura Centro Especializado no Atendimento a Pessoas Autistas em Cruzeiro do Sul 

O Centro é uma parceria público privado

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul celebrou nesta quarta, 19, a aguardada inauguração do Centrim – centro especializado na estimulação neuropsicomotora para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A cerimônia de abertura, contou com a presença de autoridades, profissionais da saúde e familiares dos pacientes, destacando a importância da parceria público-privada que tornou o projeto possível.

A inauguração do Centrim representa um marco significativo para Cruzeiro do Sul, oferecendo esperança e suporte especializado para famílias de pessoas autistas. 

O secretário municipal de saúde, Áureo Neto, destacou a trajetória do serviço de atendimento a pessoas com autismo na cidade, que começou com o AMA (Ambulatório Multidisciplinar do Autista). Neto lembrou o início humilde do AMA em um pequeno espaço na Farmácia Popular e o crescimento significativo do serviço, que hoje atende 135 pacientes. Com a inauguração do Centrim, ele espera reduzir a lista de espera e proporcionar um atendimento ainda mais digno para a população autista.

“Hoje, com a chegada do Centrinho, teremos somente 75 pessoas no serviço de espera. Isso é um grande avanço e me sinto orgulhoso de participar dessa gestão,” afirmou Áureo Neto.

Marcelo Siqueira, enfermeiro e professor universitário, expressou sua admiração pelo progresso na inclusão social em Cruzeiro do Sul. Ele destacou a importância do reconhecimento do trabalho das pessoas e elogiou os esforços contínuos do prefeito Zequinha Lima e sua equipe.

“Eu tenho visto com uma admiração que às vezes me falta a palavra, os gestos dos últimos dias aqui em Cruzeiro do Sul, das obras importantes que a gestão do Zequinha Lima tem apoiado e inaugurado.Precisamos ter mais orgulho das pessoas da nossa terra. Isso é simbólico,” disse Siqueira.

Dr. Mazinho Maciel, Coordenador do Centrim, explicou o funcionamento do local e importância da parceria público-privada para o sucesso do centro. Ele destacou que o centro já começou a atender 120 famílias, oferecendo terapias semanais ajustadas conforme as necessidades individuais das crianças. O Dr. Mazinho também enfatizou a missão do Centrim em conscientizar a sociedade sobre o autismo e promover a inclusão.

“No Centrim, começamos os atendimentos e o processo de acolhimento há mais ou menos uma semana. Essas crianças foram triadas no AMA, lembrando que o AMA trabalha em parceria com o Centrim, um serviço que já existia na gestão do Zequinha Lima.  Hoje começamos com 11 terapeutas atendendo todos os dias, de manhã e de tarde, das mais variadas especialidades,” explicou o Dr. Mazinho.

O deputado estadual Nicolau Jr. expressou seu orgulho pelo desenvolvimento do Centrim e ressaltou a importância dos investimentos realizados na gestão do prefeito Zequinha Lima. “O Centrim é uma demonstração maravilhosa que vai dar um atendimento muito mais específico para essas crianças. Tudo que a prefeitura fizer ainda é pouco, e o prefeito Zequinha está fazendo uma demonstração com o Centrinho,” afirmou Nicolau Jr.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância do Centrim e os benefícios que ele trará para as crianças, jovens e adultos autistas de Cruzeiro do Sul. Ele explicou que o AMA, criado em 2021, tem sido fundamental no atendimento inicial, e que o Centrim dará continuidade ao tratamento para os casos mais avançados.

“Isso aqui é um compromisso nosso que nós assumimos com as crianças que têm esse transtorno de autista aqui em Cruzeiro do Sul. Com a chegada do Centrinho, teremos aproximadamente 120 crianças para serem acompanhadas. Na próxima semana, vamos inaugurar mais um espaço para autistas através da associação, onde também serão entregues novos recursos,” afirmou o prefeito.

Ele destacou que o novo centro terá 11 profissionais que prestarão serviços e realizarão terapias para as crianças pelo menos três vezes por semana. “Nós estamos tirando, com esse ato que estamos fazendo aqui hoje, 120 crianças da fila de espera,” concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A equipe do Grupamento de ROTAM da Companhia de Policiamento Especializado do 6° BPM estava realizando patrulhamento na região quando se deparou com a vítima, que apresentava diversos ferimentos
A interceptação ocorreu enquanto a equipe policial realizava ações de preservação da ordem pública. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram 17 trouxinhas de cocaína e R$ 130,00 em espécie
Elton, morador de Guajará-Mirim, Rondônia, estava prestando serviços em Cruzeiro do Sul, Acre, quando caiu de uma altura de cerca de 4 metros após o choque.

O prefeito César Andrade, de Porto Walter, Acre, emitiu o Decreto nº 183/2024 em 23 de julho de 2024, declarando Estado de Emergência, nível 2, devido à drástica redução do

São 840 vagas em Rio Branco e 155 em Cruzeiro do Sul para o 2º semestre de 2024 para inglês, espanhol e líbras.
. O resultado e reunião de alinhamento com os selecionados serão realizados na sexta-feira, 26.
Evento acontece neste sábado (27) e visa sensibilizar os produtores e a população sobre a importância do selo para economia local
Além do caminhão pipa, a Prefeitura está trabalhando em projetos de melhoria dos sistemas de captação e distribuição de água, visando garantir que todos os moradores tenham acesso a esse
Não existem mais publicações para exibir.
Categorias