Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano

Na Praça Santa Marta, mais de 20 mil fiéis receberam o corpo

Foto: © VATICANO/DIVULGAÇÃO

Mais de 20 mil fiéis se reuniram nesta quarta-feira (23) na Praça Santa Marta, no Vaticano, para prestar condolências e receber o caixão com o corpo do papa Francisco. A cerimônia de velório aberto começou às 11h (horário local) e segue até a próxima sexta-feira (25).

De acordo com a Santa Sé, o caixão foi colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde o coro cantou a Ladainha dos Santos em latim “para o repouso de sua alma”. O cardeal camerlengo Kevin Farrel conduziu uma breve liturgia que incluiu uma leitura do Evangelho de João sobre o amor de Jesus por seus discípulos.

Os horários informados pelo Vaticano para visitação de fiéis à basílica para se despedir do papa são os seguintes: na quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; e na sexta-feira (25), das 7h às 19h.

O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado, conforme pedido do pontífice.

A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Inscrições para Casamento Coletivo em Tarauacá começam dia 29 de abril e cerimônia será em junho
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jordão para trazer segurança jurídica às famílias da cidade.
Durante as atividades, os participantes receberam instruções sobre primeiros socorros, aprendendo como agir em situações de urgência
Os equipamentos estavam escondidos dentro de buracos feitos nas paredes das celas do bloco 4
De acordo com a concessionária de energia, não haverá desligamento no fornecimento de energia para os moradores da região durante a operação.
Segundo as autoridades, o homem estava morando no município há alguns meses e é investigado por envolvimento em atividades criminosas, incluindo possível participação em homicídios registrados na cidade.
Parceria com o Banco da Amazônia e investimentos privados devem permitir que a capacidade de abate e exportação chegue ao dobro do atual.
Autos de infração passaram de 78 para 118 registros em comparação ao mesmo período de 2024. PRF reforçou a fiscalização nas rodovias federais que cortam o estado.
Não existem mais publicações para exibir.