O prefeito de Jordão e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Acre, Naudo Ribeiro, participou de uma visita técnica à usina de processamento de resíduos em São Bento do Sul, Santa Catarina. O encontro reuniu prefeitos de diversos municípios acreanos, com o objetivo de conhecer soluções eficazes para o tratamento de resíduos sólidos, especialmente em cidades de difícil acesso.
Naudo Ribeiro ressaltou a importância da experiência e destacou a necessidade de investimentos para implantar essa tecnologia no Acre.

“Quero agradecer ao nosso presidente do consórcio, prefeito de Rio Branco, Bocalom, pelo privilégio de estar aqui em São Bento do Sul, conhecendo de perto essa tecnologia. É uma experiência que precisamos levar para o Acre, principalmente para municípios como Jordão, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa. Estamos saindo daqui satisfeitos e otimistas de que, um dia, poderemos levar esse projeto para melhorar o saneamento básico no nosso estado.”
A visita contou com a presença de prefeitos como Valdério Furtado, de Marechal Thaumaturgo, César Andrade, de Porto Walter, e outros gestores municipais. Durante a atividade, os líderes puderam conhecer o funcionamento da tecnologia termoprática, que permite o processamento de resíduos sem a necessidade de aterros sanitários.

Segundo os especialistas que apresentaram a tecnologia, a solução é viável para cidades menores, que geram entre 5 a 7 toneladas de resíduos por dia. Com equipamentos de capacidade para processar até 3 toneladas diariamente, os municípios poderiam eliminar lixões a céu aberto e transformar o lixo em materiais reutilizáveis, como tijolos e meio-fios e estacas, telhas.
Redação Juruá24horas